sábado, 8 de fevereiro de 2014

Brinquedos X Tecnologia - O que fazer?


Olha a situação de muitos brinquedos!!!
Vejo e ouço pais e professores reclamando deste vício tecnológico que submete uma parcela muito grande de crianças, como se nós educadores, não tivéssemos qualquer responsabilidade sobre ele...
Trata-se de um grande erro, pensar que uma criança pode controlar o tempo que ela gasta na frente do computador, jogando videogame e/ou no tablet. Nós mesmos, só controlamos isso porque somos adultos e temos outras responsabilidades, mas NÃO podemos esperar das crianças o mesmo discernimento.
Crianças não são capazes de medir os efeitos que este vício traz para sua vida e para o seu desenvolvimento... As consequências negativas são muitas, entre elas, obesidade, falta de coordenação motora ampla, dificuldades na visão e etc.
Não estamos levantando aqui a bandeira contra estas brincadeiras, elas também ajudam a criança a se desenvolver, o que não é certo é deixar que elas façam destas as únicas possibilidades de diversão. Neste momento entra a tarefa do adulto, que deve oportunizar outras atividades e limitar o uso das tecnologias, proporcionando à criança o desenvolvimento amplo e completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário