Ontem a tarde estive em uma das escolas em que trabalho para realizar uma intervenção com os alunos dos 4° e 5° anos... A ideia surgiu depois de uma queixa das professoras sobre os alunos do 4° estarem ainda um pouco imaturos, como a turma é pequena, e para que se espelhassem nos maiores unimos-as.
Chegando na sala, dividi eles em três grupos e propus que cada um respondesse um dos cartazes que diziam:
"Podíamos fazer no Infantil"
(que é a nomenclatura que a escola utiliza para a Ed. Infantil)
"Fazíamos nos 1°, 2° e 3° anos"
(que é o início do Ensino Fundamental)
"Fazemos agora - 4° e 5° anos"
(que é a fase em que eles estão passando, quando os conteúdos ficam mais difíceis e eles precisam se organizar com mais de uma professora regente)
Foi bem fácil para eles preencherem, visto que todos já experimentaram as três fases descritas ali.
No final, cada grupo apresentou para os colegas que deram mais ideias e discutiram como era e como é agora e colamos o cartaz no corredor em frente às salas deles.
Essa simples atividade nos possibilitou refletir sobre pequenas responsabilidades que eles ainda não adquiriram e é um meio de podermos lembrá-los sobre estas.
Esses momentos de intervenção coletiva também é rico para Psicologia Escolar pois é neles que torna-se possível observar cada aluno diante do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário