Há algumas semanas eu descrevi aqui o começo deste projeto com alunos de nível 2 (quatro ou cinco anos) que tinha o objetivo de minimizar a resistência de alguns alunos a certos alimentos e até de um específico que se recusava a comer qualquer coisa que fosse oferecido na escola.
Como já expliquei, a primeira semana foi a da Expectativa, confira os detalhes aqui: http://psicoescolarcvel.blogspot.com.br/2015/05/projeto-alimentacao-conhecendo-os.html
Na segunda semana os alunos foram estimulados a experimentarem CAFÉ bem amargo, suco de LIMÃO puro muito ácido e CHOCOLATE doce. As crianças ficaram tão empolgadas e acharam tão engraçado sentirem aqueles sabores que eu até esqueci de fotografá-los. Neste dia também, para melhor identificarmos as diferenças dos sabores a gente construiu um cartaz que no final ficou assim:
Já na outra semana, experimentamos suco de MARACUJÁ puro bem ácido, PÃO FRANCÊS salgado e DOCE DE LEITE que o nome já diz e todos sabemos. Novamente os alunos demonstraram grande entusiasmo pela atividade. Neste dia contei para eles uma história explicando que assim como nosso cérebro a nossa língua também aprende, bem por isso é tão difícil gostarmos de alguns sabores no início. Neste dia propus às crianças que experimentassem os sabores com os olhos vendados, para comprovar que quem sabe o gosto é apenas a língua. Nem todos toparam, mas todos experimentaram tudo.
Na quarta semana a gente estudou com mais detalhes as partes da língua de acordo com os sabores que elas identificam, e os alunos até pintaram uma língua separando estas partes para fixarem, Finalmente, experimentamos o JILÓ super amargo, o MILHO VERDE cozido salgado e BALAS DE GOMA docinhas. Preciso confessar que o jiló foi o ingrediente mais difícil do projeto, até por causa da sua aparência não muito atrativa, foi possível perceber que experimentá-lo exigiu bastante coragem por parte dos alunos, e neste dia teve uma aluna que, por causa dele, se recusou a comer.
Para finalizar em grande estilo fizemos uma aula de culinária. Ensinamos as crianças e os deixamos montar sanduíches natural. Na hora de montar foi um sucesso e todos queriam colocar tudo no seu, porém no momento de comer alguns precisaram ser bastante estimulados, e nem todos comeram inteiro.
Apesar de eu ter me frustrado com as recusas das últimas duas semanas, o projeto cumpriu o seu dever. Os alunos que foram demanda para a sua execução demonstraram melhoras muito significativas em suas relações com os alimentos já nas primeiras semanas. Os pais foram colaborativos enviando para a escola os ingredientes que eram pedidos e as crianças aprenderam e se divertiram realmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário