sexta-feira, 31 de julho de 2015

Aprendendo a controlar os impulsos - 3° ano do Ens. Fundamental

     A mesma atividade que anteontem descrevi aqui no blog será descrita hoje... Resolvi fazer duas postagens por que na terça a realizei com alunos entre 3 e 4 anos e na quarta (que especificarei agora) com os de 7 para 8. 
    Justamente por se tratarem de crianças em fases e com competências completamente diferentes o encaminhamento da mesma atividade foi dado de modo também distinto, e por ser A ADAPTAÇÃO uma das qualidades do Psicólogo Escolar resolvi descrever ambas aqui...

     Trata-se de uma história que se chama "Bonzinho mas nem tanto" e tem o propósito de promover reflexão sobre nossas ações e tomarmos consciência de nossa capacidade de controlá-las. Conta a história que temos dentro da gente cinco bichos: um leão (que representa a raiva), um coelho (a pressa), uma formiga (a responsabilidade), uma tartaruga (a paciência), e um elefante (o amor e a amizade); e que precisamos domá-los para controlarmos os nossos impulsos.
      Para que a história fizesse sentido separei a turma em três grupos e pedi que produzissem os personagens da história, antes de contá-la...




            As crianças trabalharam com entusiasmo e curiosidade, quando todos foram finalizados iniciei a leitura da história deixando-os participar bastante, juntos fomos concluindo o que cada animal significaria e com quais atitudes alimentávamos cada um deles.
                  Eles gostaram tanto que organizamos uma escala para que todos pudessem levar a história para casa e contá-la para os pais, o que ajudará também na fixação do assunto abordado.



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Aprendendo a controlar os impulsos - pré 1

 
     Nesta semana realizei uma atividade com os alunos do pré 1 da Pré-escola Aquarela com a história "Bonzinho, mas nem tanto" que tem o propósito de motivar os alunos a domarem os seus impulsos... Conta a história que temos dentro da gente cinco bichos: um leão (que representa a raiva), um coelho (a pressa), uma formiga (a responsabilidade), uma tartaruga (a paciência), e um elefante (o amor e a amizade); e que precisamos domá-los para controlarmos os nossos impulsos.
      Para que a história fizesse sentido separei a turma em pequenos cinco grupos e pedi que pintassem os personagens da história, antes de contá-la...





          Depois de trabalharem nesta produção ficou muito mais fácil e interessante ouvir a história que deu vida para estes personagens... Como o livro é um pouco longo e eles são pequenos contei apenas a parte mais importante para compreenderem o sentido da história.