terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto Alimentação - Conhecendo os Sabores

            Ontem dei início a um projeto diferente de tudo o que já fiz. Claro que só consegui elaborá-lo com ajuda da minha amiga Nutricionista Infantil e Escolar Ellen Beatriz Pietruszynski, dona deste blog, também recheado de dicas e ideias para escolas.:
 http://ellementar.blogspot.com.br/ 
            Idealizei este projeto por que na turma do Nível II da Escola Terra do Saber temos um aluno que tem ficado na escola sem comer nada, e mesmo considerando o fato de que isto pode ocorrer por que ele ainda não está totalmente adaptado considerei esta a melhor ideia para integrá-lo e fazê-lo perder um aparente medo dos alimentos que são ofertados na escola.
            Para começar, levei-os ontem para assistir um desenho dos personagens Charlie e Lola que se chama "Eu nunca, jamais, vou comer tomate" no qual Charlie precisa inventar muitas alegorias para convencer a irmã Lola a comer alimentos como: Ervilhas, Cenouras, Peixe frito, Batata e Tomate. O desenho só está disponível no youtube em espanhol, porém ficou bem fácil compreender e existe em português o livro com esta história. Mesmo assim, deixo para vocês o link: 
https://www.youtube.com/watch?v=L_v3QILnYgs
            Depois de assistirem e se divertirem com o desenho eu expliquei para eles o projeto, li o bilhete que foi enviado para os pais comunicando-os do mesmo, e pedi que eles registrassem através de um desenho aquilo que haviam assistido. 


                Deixei-os bastante instigados dizendo de um modo engraçado que a partir de semana que vem iremos conhecer sabores estranhos e pedi que os pais enviem alimentos doces, salgados, amargos e ácidos tais como: Limão, Chocolate, Pão, Jiló, Milho verde, Café, Doce de leite, Maracujá, entre outros, que serão experimentados nas próximas semanas e que conforme for acontecendo eu descreverei aqui.

domingo, 10 de maio de 2015

Bullying e Preconceito

           Na segunda-feira passada os alunos do 5° ano da Escola Terra do Saber de Palotina apresentaram um trabalho que havia sido proposto a eles há algumas semanas e que foi o encerramento de um projeto que durou cerca de dois meses. Este projeto tinha o objetivo principal de fazê-los conhecer e refletir sobre os dois fenômenos sociais que dão nome a este post.
            Preconceito e Bullying não são a mesma coisa, e nem sempre caminham juntos, porém ambos são motivados pelo desrespeito e pelo ódio, assim como produzem violência física e psíquica. 
            O trabalho que foi proposto e do qual dizem respeito as fotos que vocês podem ver, consistia em pedir que os alunos, individualmente ou em grupo, pesquisassem alguma notícia recente que envolvesse preconceito e a analisassem através da resposta para perguntas como:
* É possível perceber o agressor e a vítima?
* De que tipo de preconceito se trata o fato?
* Por que existe este preconceito?
* No lugar da vítima o que você faria?
E etc.
            Para concluir, fiquei bastante impressionada com o nível de discussão que houve a cada apresentação, e percebi que os alunos puderam realmente fazer um juízo adequado dos temas, e reforçar a prática do respeito às diferenças, sejam elas quais forem.