Ontem dei início a um projeto diferente de tudo o que já fiz. Claro que só consegui elaborá-lo com ajuda da minha amiga Nutricionista Infantil e Escolar Ellen Beatriz Pietruszynski, dona deste blog, também recheado de dicas e ideias para escolas.:
http://ellementar.blogspot.com.br/
Idealizei este projeto por que na turma do Nível II da Escola Terra do Saber temos um aluno que tem ficado na escola sem comer nada, e mesmo considerando o fato de que isto pode ocorrer por que ele ainda não está totalmente adaptado considerei esta a melhor ideia para integrá-lo e fazê-lo perder um aparente medo dos alimentos que são ofertados na escola.
Para começar, levei-os ontem para assistir um desenho dos personagens Charlie e Lola que se chama "Eu nunca, jamais, vou comer tomate" no qual Charlie precisa inventar muitas alegorias para convencer a irmã Lola a comer alimentos como: Ervilhas, Cenouras, Peixe frito, Batata e Tomate. O desenho só está disponível no youtube em espanhol, porém ficou bem fácil compreender e existe em português o livro com esta história. Mesmo assim, deixo para vocês o link:
https://www.youtube.com/watch?v=L_v3QILnYgs
Depois de assistirem e se divertirem com o desenho eu expliquei para eles o projeto, li o bilhete que foi enviado para os pais comunicando-os do mesmo, e pedi que eles registrassem através de um desenho aquilo que haviam assistido.
Deixei-os bastante instigados dizendo de um modo engraçado que a partir de semana que vem iremos conhecer sabores estranhos e pedi que os pais enviem alimentos doces, salgados, amargos e ácidos tais como: Limão, Chocolate, Pão, Jiló, Milho verde, Café, Doce de leite, Maracujá, entre outros, que serão experimentados nas próximas semanas e que conforme for acontecendo eu descreverei aqui.