terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Finalizando 2014 - parte II - O término do projeto Juju&Didi


             Com o intuito de propiciar a maior integração de alunos pardos e negros em uma turma de Pré II na Escola Terra do Saber levei dois bonecos de pano, sendo um branco e um negro, e comecei a escrever a história junto com eles. 
             Inicialmente demos nomes e escrevemos a história de cada um deles, que se encontravam, ficavam amigos e estavam sempre aprendendo a dividir, ceder, esperar e etc.
             No segundo momento Juju&Didi iam passar o final de semana na casa dos alunos, a professora da turma organizou estas visitas em ordem alfabética, e os pais se envolveram grandemente, registrando como tinha sido este passeio dos bonecos com relatos e fotos.
             As fotos desta montagem são do último dia de aula, quando todos estavam se despedindo antes das férias, e sim, o projeto foi de enorme valia no cumprimento do seu objetivo. 

domingo, 21 de dezembro de 2014

Finalizando 2014 - parte I - Psicologia Escolar

            Para adoçar e colorir o natal das pessoas que trabalham comigo nas escolas e na clínica preparei esta singela lembrancinha!
            Estes gestos humanizam as relações, possibilitam sorrisos e abraços que as vezes são muito difíceis de serem arrancados, e estreitam os laços, VALE MUITO A PENA!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1° de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids

            Bom dia pessoal! 
          Hoje vamos tratar de um tema que assustadoramente gera algumas torcidas de nariz ainda, e que não é muito semelhante aos assuntos que normalmente são abordados aqui no blog.
        Hoje é dia MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS e isso TEM SIM tudo a ver com a Psicologia dentro da escola...
* Primeiro por que a aids existe, ela existe em crianças e existe em alunos, ou seja a escola precisa estar informada e preparada para lidar com esta demanda
* Em segundo lugar por que escola é lugar de promover conhecimento, inclusive sobre prevenção, portanto este assunto precisa ser abordado sim, todos os anos e muitas vezes por ano
* Por último, mas principal de todos, na escola todas as pessoas precisam ter esclarecimentos sobre o tema, pois preconceitos, medos e confusões por falta de informação virá dos pais e consequentemente dos alunos, a escola precisa estar preparada e munida para amenizar tudo isto
         Antes de terminar, uma ressalva, pessoas com quadro de HIV Positivo tem o direito resguardado de todo o sigilo sobre isto, e apenas há o direito de quebrá-lo em caso do parceiro do indivíduo não saber e esta é uma tarefa do médico.




Vamos nos informar, vamos nos preparar, afinal, preconceito tem cura!!!