quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como melhorar o comportamento de um aluno em sala de aula????


         Normalmente alunos que apresentam comportamentos que tumultuam  o  grupo  são  vítimas  de  uma tendência por parte de suas professoras que os deixam permanentemente excluídos destas atividades ou do grupo.
       Essa medida, muitas vezes acaba sendo um subterfúgio do professor, que não consegue modelar o comportamento do aluno, ou seja, ensiná-lo a se comportar de outro modo, e que afastando-o do grupo o impede de atrapalhar o andamento das atividades com mais eficiência.
         A curto prazo é um modo de minimizar bastante os sintomas gerados por problemas e dificuldades de relacionamento de um aluno. Porém, além de esta atitude causar danos a auto-estima da criança ela não lhe dá a chance de aprender a se comportar de modo diferenciado.
        Se é assim o que o professor deve fazer? 
       A mesma medida pode ser utilizada com muito mais atenção e auxiliar enormemente na solução deste problema...
        Como???
       O professor que deixa os seus alunos agrupados pode manter em sua sala uma carteira reserva, que pode ser chamada de Carteira da Observação e combinar com toda a turma que sempre que alguém se esquecer de como deve se comportar, irá concluir a atividade nesta mesinha separada para observar como os seus amigos se comportam. Terminada a atividade ou brincadeira deve-se questionar o aluno individualmente sobre o "Porquê" ele foi separado do grupo; "O que" ele devia ter feito; e "O que"ele observou no modo como os seus amigos se comportaram.
         Respondidas estas perguntas o aluno volta para o seu lugar onde pode aplicar o que aprendeu... Trata-se de um método bastante trabalhoso mais que rapidamente traz melhoras. Afinal, deste modo o professor não isola a criança condenando-a a permanecer sem saber se relacionar, mas dá a ela a oportunidade de aprender a conviver harmoniosamente bem como através da reflexão lhe proporciona a prática de controle de comportamento.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Reunião de Pais...

     Esta noite fria foi ocupada por mais um encontro de formação com os pais dos alunos dos maternais do CEI São Francisco de Assis...
     O assunto de hoje foi especialmente inspirado e a participação dos pais foi notável, o que fez deste trabalho uma atividade muito recompensadora...
Era: "O choro como meio de comunicação primitivo" 
E tratamos dos seguintes itens:
"Por que os bebês choram?"
"Por que as crianças choram?"
"O que os adultos precisam entender? Como devem agir?"
e refletimos sobre o trecho do livro Me larga - Separar-se para crescer:
"Todos os pais do mundo deveriam sonhar com que seu filho se torne um dia 
um navegador solitário, sinal de que desempenharam seu papel com benevolência 
e distância suficientes para ajudá-lo a encontrar o caminho da independência. 
Amar um filho é ajudá-lo a encontrar a auto-estima necessária para que 
ele nos deixe assim que se sinta pronto para isso"